DTM e Dor Orofacial

Bruxismo

O Bruxismo é uma atividade muscular onde há o apertamento ou ranger de dentes durante o dia ou à noite. O bruxismo do sono é uma parassonia relacionada com etiologia multifatorial, envolvendo complexos processos fisiológicos de vários sistemas. Está relacionado ao stress e ansiedade e pode causar inúmeras consequências para o sistema mastigatório.


Sinais e Sintomas do Bruxismo

  • Desgaste dentário
  • Fraturas dentárias
  • Dores faciais 
  • Rigidez matinal nos músculos da face e pescoço
  • Dores de cabeça
  • Dores dentárias
  • Sensação de "dente crescido" ou mudança na  "mordida"


Tratamento do Bruxismo

Os tratamentos visam minimizar os esforços provenientes do bruxismo sobre o sistema mastigatório, e não propriamente parar o movimento muscular. Muito tem sido discutido e a literatura ainda é controversa a respeito de diagnóstico e tratamento. Entretanto os autores concordam que a placa estabilizadora (popularmente chamada de placa de bruxismo) é um instrumento importante no tratamento dos sintomas e na prevenção do desgaste e fratura dentais, especialmente por ser um tratamento conservador.

Há casos em que além de ranger ou apertar os dentes, o paciente apresenta um quadro de disfunção de músculos e articulações associado, que pode ter sido desencadeado ou exacerbado por esses tipos de bruxismo, seja de ranger ou de apertar os dentes. Nestes casos, além de placa de bruxismo, muitas vezes o tratamento poderá envolver outras técnicas também conservadoras em prol da melhoria funcional do sistema mastigatório.

Atenção!!!

Bruxismo não tem cura. O que existe é o tratamento dos sintomas e a prevenção de danos dentais.

O Bruxismo pode ter conseqüências dentárias como o desgaste e  fratura dentais. Também, é um dos fatores contribuintes para DTM.

A placa de bruxismo é um dispositivo utilizado para a proteção dos dentes contra o impacto do bruxismo, minimizando os danos como desgaste e fraturas dentais. A placa deve ser rígida, confeccionada com resina acrílica.

A placa de bruxismo deve ser ajustada periodicamente. A frequência dos ajustes vai depender do tipo de alteração muscular ou articular apresentada pelo paciente, portanto é fundamental o correto diagnóstico para o sucesso do tratamento com a Placa de Bruxismo.

Porque as placas de bruxismo devem ser ajustadas?

As placas recebem o impacto de toda a atividade muscular que é realizada sobre as mesmas durante o seu uso. Desta forma ficam danificadas, desgastadas e vão apresentando marcas na sua superfície. Observando estas marcas podemos entender os movimentos mandibulares que o paciente realiza durante seu uso bem como relacioná-los com os sinais e sintomas clínicos apresentados.

Marcas na região anterior da placa num sentido antero-posterior indicam maior ação dos músculos mastigatórios protrusivos e movimentos repetitivos das ATMs num sentido antero-posterior.

Marcas na região posterior num sentido lateral único, quando há boa desoclusão por guias anteriores indicam movimentos laterais e retrusivos combinados com maior instabilidade de ATM do lado oposto ao lado das marcas.

Atenção

Placa sem ajuste ou ajuste inadequado não funciona!!!

Crie seu site grátis!