DTM e Dor Orofacial
Dor Orofacial
As dores da face são classificadas em três tipos:
01 Somáticas
02 Neurogênicas
03 Psicogênicas
São dores causadas por estímulos dolorosos em estruturas normais. São as dores dos músculos, das articulações temporomandibulares e dos dentes.
Estas dores têm origem em alterações no sistema nervoso. Um exemplo bastante conhecido é a neuralgia do Trigêmio.
São dores que têm uma origem em alterações no psique do indivíduo. Nada impede que o paciente tenha uma causa orgânica para dor, entretanto nestes casos há uma intensificação psicológica.
Disfunção da ATM ou Neuralgia do Trigêmio?
Não raro pacientes bem como profissionais ainda confundem essas duas condições. A Neuralgia trigeminal tem um comportamento clínico totalmente diferente da disfunção de ATM, com sintomas bem característicos, descritos pelo paciente como uma dor em choque, ferroadas, cujo tratamento difere também do tratamento das dores somáticas como é a dor temporomandibular.
Atenção!!!
Essas categorias de dor devem ser diferenciadas pois os tratamentos são diferentes.
Mulheres são mais afetadas por DTM e Dor Orofacial
Estudos ao longo dos anos têm mostrado que as mulheres são mais afetadas pelas dores orofaciais e distúrbios das articulações temporomandibulares. Entretanto a maior parte deles faz menção aos aspectos comportamentais como a maior procura por médicos por parte da população feminina.
Apesar disto, estudos também têm mostrado grandes diferenças de gênero nas respostas à dor tanto clínica como experimentalmente, sendo que a maior prevalência de mulheres em relação aos homens no que diz respeito à dor facial e DTM chega a ser de 2 a 6 mulheres para cada homem.
O fato desta diferença também estar associada a uma faixa etária mais prevalente entre 20 e 40 anos, sugere uma possível ligação entre a sua patogênese e o hormônio sexual feminino estrogênio, bem como os mecanismos modulatórios de dor, haja vista serem as mulheres mais sensíveis à maioria dos tipos de dores.