DTM e Dor Orofacial
Diferença entre ATM e DTM
O que é ATM?
A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação que liga a mandíbula ao crânio, presente bilateralmente adiante das orelhas. É composta basicamente por dois ossos:
1 . Temporal (na parte superior)
2. Cabeça da mandíbula ou côndilo (na parte inferior)
Além dos ossos, há um disco articular (ou menisco) entre eles.
Portanto, ATM é uma estrututa normal que todos nós temos, entretanto quando algum problema ocorre na mesma, isto é uma DTM.
O que é DTM ?
Disfunção temporomandibular (DTM) é um termo coletivo que abrange um grande número de problemas clínicos que afetam a musculatura mastigatória, a ATM e as estruturas relacionadas ou a ambas. O termo já está consagrado pelo uso e conseguiu uma grande popularidade. Entretanto, o termo é frequentemente utilizado como se representasse um diagnóstico.
Uma vez que os sintomas de várias entidades patológicas estão sob o leque deste termo amplo, o diagnóstico definitivo não é obtido até que a causa específica dos sintomas, como por exemplo o deslocamento de disco da articulação temporomandibular ou uma situação degenerativa, tenha sido identificada.
O profissional mais habilitado a fazer este diagnóstico é o especialista em DTM e Dor Orofacial. E este diagnóstico é realizado por meio de exames específicos de acordo com cada caso.
Outra confusão entre profissionais e público leigo está no papel do Bruxismo nas disfunções do sistema mastigatório.
Portanto
ERRADO Doutor estou com ATM!
CERTO Doutor estou com DTM!
A seguir informações a respeito das causas, dos sinais e sintomas, dos tipos e dos tratamentos das DTMs.
Causas
A DTMs podem ser causadas por diversos fatores, que são chamados de fatores contribuintes. Dentre estes fatores contribuintes estão:
- hábitos parafuncionais como o bruxismo e hábitos de roer unhas e outros objetos
- traumas em região de mandíbula, face ou cabeça
- mastigação unilateral
- doenças sistêmicas que afetam as articulações como artrite reumatóide
- problemas psicológicos como ansiedade, que acabam de alguma forma sobrecarregando o sistema mastigatório.
Sinais e Sintomas
- Dor ao movimentar a boca para falar e mastigar
- Ruídos ou estalos nas ATMs
- Dores de cabeça
- Dores em pescoço e ombros
- Sensação de travamento bucal
- Diminuição dos movimentos mandibulares
- Desvios nos movimentos de abertura da boca
- Zumbido nos ouvidos
Tipos
São basicamente de três tipos:
01 Desordens de interferência de Disco
02 Desordens inflamatórias
03 Desordens degenerativas
Exemplos
01
Imagem de Ressonância Magnética (RM) de ATM onde observa-se deslocamento anterior de disco articular com alteração de forma e intensidade de sinal do disco articular.
Tratamento
02
Imagem de Ressonância Magnética de ATM onde observa-se área de derrame supra-discal associada a deslocamento anterior de disco articular. OBS: Ainda que o derrame articular seja sugestivo de possível alteração inflamatóiria, os dados clínicos são soberanos, ou seja , nem sempre a presença de derrame na RM significa que a inflamação esteja presente.
03
Imagem de Ressonância Magnética de ATM onde observa-se alteração degenerativa de cabeça da mandíbula e temporal, com presença de osteófito e cisto ósseo sub condral.
Os Tratamentos conservadores na maioria das vezes resolvem os problemas de DTM. Entretanto uma abordagem multidisciplinar na maioria dos casos é necessária. O especialista em DTM e Dor Orofacial é o profissional mais indicado para definir o melhor plano de tratamento para cada caso. Sendo assim, conforme o diagnóstico, as modalidades de tratamento empregadas podem ser a combinação de algumas das que seguem:
- Farmacológica
- Fisioterápica
- Fonoaudiológica
- Odontológica
- Psicológica