DTM e Dor Orofacial
Sinais e Sintomas
A complexidade dos sinais e sintomas apresentados pelos portadores de DTM e Dor Orofacial, faz com que haja a necessidade da consulta com profissionais de outras áreas da saúde para que um correto diagnóstico seja realizado. Portanto, uma equipe multidisciplinar deve ser tranquilamente considerada tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento destes pacientes.
Ruído nas articulações
Os estalos nas ATMs estão relacionados com deslocamento ou luxação do disco articular (menisco). Quando o ruído é descrito como se houvesse areia nas articulações, chama-se de crepitação e está geralmente associado a alguma alteração degenerativa. Esses ruídos não necessariamente estão associados à dor e o tratamento dependerá do tipo, frequencia e intensidade dos mesmos.
Atenção!!!
Articulações com ruídos devem ser avaliadas.
Restrição nos movimentos mandibulares
Os paciente portadores de distúrbios do sistema mastigatório podem apresentar como principal sinal, a alteração nos padrões normais de abertura e movimentação mandibulares. Desta forma, travamentos transitórios da abertura bucal bem como limitações de abertura bruscas ou graduais que se perpetuem por longo tempo podem acontecer. Ao examinar o paciente, o especialista observa aberturas desviadas para a direita ou esquerda ou em ambas direções, fazendo um verdadeiro "S".
O desvio pode ser observado, tomando-se dois pontos de referência dentários, como a linha média dentária por exemplo. Caso essa linha média superior e inferior sejam coincidentes e se desencontrem durante a trajetória de abertura bucal, poderá ser analisado o tipo de desvio que está acontecendo.
Disco articular deslocado anteriormente
Desvio no final da abertura bucal
Atenção!!!
Alteração nos movimentos e restrição de abertura bucal podem ser problemas musculares ou articulares como luxações do disco articular.
Zumbido e outros sintomas otológicos
É comum em pacientes portadores de distúrbios do sistema mastigatório, sintomas como zumbido, sensação de ouvido cheio e dor de ouvido. A consulta com otorrinolaringologista para diagnóstico diferencial muitas vezes é solicitada pelo especialista, mas a proximidade anatômica bem como a inervação trigeminal das estruturas da ATM explica por que estes sintomas acontecem nos pacientes com DTM e Dor Orofacial.
Equipe multidisciplinar
Abaixo algumas das especialidades mais envolvidas no diagnóstico e tratamento de pacientes com DTM e Dor Orofacial.
O especialista em DTM e Dor Orofacial é quem deve orientar o paciente para as avaliações necessárias com cada especialidade
Fonoaudiologia
Algumas alterações na motricidade oral como em língua por exemplo, podem estar relacionadas com a DTM