DTM e Dor Orofacial

Tratamentos

Drugs and the mind, Bill McConkey
Drugs and the mind, Bill McConkey

Há uma gama enorme de tratamentos conservadores que podem ser utilizados para o manejo de pacientes com DTM e Dor Orofacial. 

Os tratamentos invasivos devem ser evitados a todo custo.

Ainda que os tratamentos conservadores sejam a primeira escolha, o insucesso dos mesmos é pautada num diagnóstico equivocado e impreciso.

Além disso, a condição emocional do paciente portador de disfunções do sistema mastigatório deve ser observada e é de fundamental importância, visto que na abordagem multidisciplinar muitas vezes há necessidade do uso de medicamentos antidepressivos em dosagem específica para o manejo das dores crônicas.

Tratamento Medicamentoso

A terapia medicamentosa, quando necessária, deverá ser prescrita por profissional capacitado.  Há várias categorias de fármacos que podem ser utilizados, mas a escolha dependerá do diagnóstico e da tolerabilidade clínica.



Tratamento com Placa de Bruxismo

Apesar do nome estar relacionado ao Bruxismo, a placa é um instrumento amplamente utilizado na especialidade de DTM e Dor Orofacial, ou seja, não só em situações onde o ranger ou apertar de dentes  é o problema principal. A placa é utilizada para tratamento de desordens internas da articulação temporomandibular como deslocamentos de disco, desordens inflamatórias e degenerativas. O que torna os tratamentos individualizados é como o especialista conduzirá a manutenção desta placa para cada caso, bem como a combinação entre as modalidades de tratamento, quando necessário.

Os pacientes portadores de DTM e Dor Orofacial geralmente são crônicos, motivo pelo qual alguns medicamentos antidepressivos, que aumentam a viabilidade da serotonina no Sistema Nervoso Central, auxiliam no tratamento e são algumas vezes prescritos.

Entretanto, as categorias de medicamentos mais utilizadas pelo especialista em DTM e Dor Orofacial são:

  • relaxantes musculares
  • antiinflamatórios

Estes fármacos são utilizados principalmente em situações de dor por:

  • Contraturas
  • Espasmos
  • Miosites
  • Retrodiscites
  • Capsulites

Atenção!!!


Qualquer modalidade de tratamento pode falhar se o diagnóstico não estiver correto.

Placa e contatos marcados na superfície externa
Placa e contatos marcados na superfície externa


O sucesso do tratamento com a Placa de Bruxismo vai depender dos seguintes fatores:

  • Correta indicação
  • Correta confecção
  • Ajuste adequado

O uso da placa deve seguir um protocolo indicado para cada paciente , de acordo com o diagnóstico do seu caso, havendo uma frequencia de ajustes definida para cada caso. Pode-se dizer que é realizada uma "leitura" do que o paciente faz com sua placa por meio das marcas dentárias na superfície oclusal (ou externa) da mesma. Desta forma, é possível entender os movimentos que o paciente realiza com sua mandíbula contra a maxila e os eventuais danos que podem ocorrer nas estruturas articulares e musculares.

Placas com espessuras inadequadas por exemplo, guias para desoclusão nos movimentos laterais inadequadas ou inadequadamente ajustadas podem contribuir para o aumento de determinados sintomas dolorosos.

Placa com espessura exagerada
Placa com espessura exagerada

Tratamento Fisioterápico

Alguns pacientes portadores de DTM e Dor Orofacial apresentam problemas em músculos posturais, de pescoço e coluna, especialmente a cervical. 

Nestes casos, este segmento também necessita ser tratado, a fim de que o tratamento com a placa de bruxismo seja mais efetivo. 

Tanto a terapia manual como a fotobiomodulação (laser de baixa frequencia) têm se mostrado bastante úteis no tratamento dos pacientes, diminuindo sintomatologia dolorosa. 

Seguindo a premissa de que uma equipe multidisciplinar  é requerida para boa parte dos pacientes com disfunção no sistema mastigatório, o profissional da área da fisioterapia terá um papel de extrema importância nestes casos. Cabe ao especialista em DTM e Dor Orofacial discutir o caso com o fisioterapeuta que acompanhará o paciente para que o tratamento evoilua da melhor maneira possível.


Pontos de aplicação de laser e de terapia manual
Pontos de aplicação de laser e de terapia manual

Tratamentos combinados

Várias modalidades de tratamento são amplamente discutidas na literatura, sendo importantes dentro da multidisciplinaridade, conforme cada caso. Desta forma, há pacientes com transtornos reumatológicos, psicológicos, fonoaudiológicos, otorrinolaringológicos que - se não abordados conjuntamente por especialistas destas áreas - não tem uma adequada evolução nos seus tratamentos de distúrbios do sistema mastigatório. 

O que considera-se consenso é que sempre se deve tentar todas as modalidades de tratamentos conservadores antes de optar por terapias invasivas. Além disso, as modalidades de tratamento também podem ser associadas à suplementação da dieta e orientação para exercícios físicos

Dieta saudável e melhora na dor, sono e humor
Dieta saudável e melhora na dor, sono e humor

A Serotonina é um importante neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, sensibilidade e funções intelectuais. Portanto, havendo baixa concentração de serotonina, pode haver dificuldade para dormir e até mesmo ansiedade e depressão. Consumir alimentos ricos em triptofano e praticar exercícios físicos com regularidade ajuda a aumentar a concentração de serotonina na corrente sanguínea. O triptofano é um aminoácido presente nos alimentos que é essencial para a produção da Serotonina. Alguns alimentos ricos em triptofano são: carnes magras, peixe, banana, abacaxi, tomate, leite e seus derivados, cereais integrais, castanha do Pará.

Exercícios físicos no combate à dor
Exercícios físicos no combate à dor
Crie seu site grátis!